Zona Cerealista, o paraíso das compras veganas
- dicasdarose
- 15 de fev. de 2016
- 4 min de leitura

As vezes achamos que para fazer dieta, tudo fica complicado devido aos preços dos produtos. Para quem mora em São Paulo - Capital a melhor opção é a Zona Cerealista, bem mais em conta e você acha tudo o que precisa para manter sua dieta, eu recomendo. Veja essa matéria que eu li com sugestões de onde comprar os produtos na Zona Cerealista.

A Zona Cerealista é uma região localizada no centro de São Paulo conhecida por suas inúmeras lojas degrãos, cereais, farinhas, temperos, castanhas, frutas secas, chás, produtos a granel e muito mais. Bem do ladinho do Mercado Municipal, a Avenida Mercúrio e a Rua Santa Rosa são sem dúvidas, o maior shopping de comida vegana da cidade.
Conheci a Zona Cerealista no ano passado, logo depois de começar a frequentar os cursos de alimentação do Centro Cultural Vrinda. Vale muita a pena fazer um curso por lá, você sai cheio de dicas de onde encontrar qualquer coisa na cidade. Antes de ir pela primeira vez, não fazia ideia do paraíso que aquele lugar é pra quem se interessa por alimentação. Lembro que a primeira vez que fui comprei tanta coisa que ainda tem muitas delas
vencidas
nos meus armários… rs.

Avenida Mercúrio.
A área principal das lojas é a Avenida Mercúrio e a rua Santa Rosa, próximas ao cruzamento com aAvenida do Estado. Pra quem vai de metrô as estações mais próximas são a Pedro II e a São Bento. Saindo das estações você ainda vai andar uns 10, 15 mintutos até chegar nas lojas.
Se você vai de metrô, é sempre bom planejar antes o tanto de coisas que você pretende comprar, pois pra carregar tudo pra casa depois é meio complicado. A melhor dica é levar aqueles carrinhos de feira, quantas vezes já quis ter um destes depois de quase não conseguir andar de tanta sacola. Pra quem vai de carro fica tudo mais fácil, mas sempre rola um trânsito básico por aquela região, principalmente de sábado de manhã (a maioria das lojas fecham as 14:00).
A Zona Cerealista provocou uma grande revolução nos meus armários da cozinha. Todas aquelas embalagens de produtos de supermercado foram substituídas por saquinhos plásticos de compras a granel. É gente, depois de conhecer aquelas lojas ser vegano vira a coisa mais fácil do mundo.
A diversidade de produtos é tanta que se você não for pra lá com foco é fácil se desviar e gastar horrores sem perceber. Por mais que eu tente, nunca consegui comprar somente o que eu tinha planejado. Você sempre vai achar uma fruta seca ou um cereal que nunca tinha visto e vai querer levar. Mas se isto tem um ponto positivo, é que lá os preços são bem mais em conta do que na maioria dos lugares da cidade. Lá acontece uma certa “concorrência” local das lojas e se você tiver paciência de entrar em todas pra comparar vai acabar economizando muito no final. Eu mesmo já fui algumas vezes fazendo a comparação e achei produtos com mais de 5 reais de diferença.
A ideia para este post veio depois que um leitor me sugeriu por email começar uma nova categoria sobre“compras veganas” e logo já pensei na Zona Cerealista para começar. Como seria impossível divulgar todas as lojas, separei as 6 principais que costumo frequentar. Escolhi alguns produtos de cada uma para colocar aqui, mas vale lembrar que você vai encontrar o mesmo produto em várias outras lojas com o preço ligeiramente diferente.
A minha intenção com este post é fazer o primeiro contato de quem ainda não conhece este lugar incrível no meio de São Paulo. Falo isso pois demorei muito tempo pra criar coragem de ir até lá para conhecer, mas depois que fui não consegui mais parar.
Se você é do tipo que gosta de economizar cada centavo, uma dica é fazer uma primeira passada nas lojas anotando os preços e depois voltar fazendo as compras. A minha rota é quase sempre da loja Empório do Arroz Integral até o Empório Santa Filomena. É só seguir reto na Avenida, uma loja do lado da outra, não tem erro. Pelo que me parece, é neste pedaço que se concentra as lojas com mais produtos veganos pra venda varejo. Vale lembrar também que a ZC inclui muitas outras ruas ali por perto que vendem outros tipos de produtos, legumes, vendas no atacado e etc.
Como todo mundo sabe, o centro de São Paulo é sempre aquela loucura. Muita gente pra todos os lados, vendedores gritando e vendendo tudo o que você imaginar, trânsito na rua e por aí vai. A ZC não é diferente, os prédios das lojas são todos bem antigos e simples. A primeira vez pode te parecer estranho pois nada é muito bonito ou organizado e o fluxo de pessoas é grande. Pra virar Nova Dheli só faltam as vacas andando pelas ruas, principalmente de sábado de manhã ou na época do Natal. Mas enfim, se você entra no clima é até bem divertido.
1 – Empório do Arroz Integral
Pra quem vem do metro Pedro II, esta é uma das primeiras lojas que você vai encontrar na Avenida Mercúrio. É uma das mais bonitinhas e organizadas e com bastante diversidade. O movimento é bem variado, de semana é mais fácil de encontrar ela com pouca gente, mas de sábado sempre tem um movimento grande e um pouco de filas no caixa. Uma coisa que você vai notar é que quase todas as lojas são iguais, mas depois de ir algumas vezes já dá para diferenciá-las por alguns produtos exclusivos e diferença de preços, claro.
O primeiro destaque vai para a barra de chocolate Chocosoy da Olvebra. Eu já comprei algumas vezes pra derreter e fazer cobertura de bolo, fica incrível. Dá pra fazer trufa, pão de melado, bombom ou comer puro mesmo. Muita gente não gosta de chocolate à base de leite de soja, mas eu sinceramente não vejo problemas. Esta é uma das únicas lojas que eu sempre consigo encontrar este chocolate (já encontrei também na Chocolândia). O preço é meio salgado, mas é chocolate pra caramba (1kg).

Matéria completa
http://rotaveg.com/zona-cerealista-o-paraiso-das-compras-veganas/
Comments